quarta-feira, 23 de março de 2016

Esportes Alternativos: Netball





 Partida de Fast5, modalidade criada para atrair o interesse da TV e dos fãs

Quem disse que só o futebol e o rugby têm primos e descendentes menos conhecidos espalhados pelo mundo? Pois o basquete, inventado por James Naismith em 1891, também serviu de base para um esporte que, embora muito praticado em algumas regiões, é, para nós, quase um completo desconhecido: o Netball.

Um dos poucos esportes de bola no mundo criado com as mulheres em mente, o Netball começou como uma variação das regras do basquete para moças, criado em 1892 por Martina Bergman-Österberg. E embora tenha nascido nos Estados Unidos, foi na Inglaterra, apenas nove anos depois, que o seu primeiro livro de regras codificadas foi publicado. E, de lá, se espalhou para as outras colônias, ex-colônias e territórios sob o comando da Rainha.

Hoje um esporte estabelecido entre o público feminino em países como Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, o Netball é regido pela INF – Federação Internacional de Netball – que organiza o mundial da categoria desde 1963 e é guarda-chuva de mais de 60 confederações dos cinco continentes.  E além da Copa do Mundo, a cada quatro anos, os principais torneios do esporte são os Jogos da Commonwealth e o World Netball Series, campeonato anual da modalidade Fast5.

Um pouco basquete, um pouco vôlei e, por que não, um pouco handball também


Regras básicas:

Quantos jogam? Na modalidade padrão, são 7 jogadoras por equipe. No indoor, cada equipe tem 6 atletas em campo e na Fast5, apenas 5.
Quem joga? A federação internacional reconhece apenas a modalidade feminina, mas campeonatos masculinos e de gênero misto têm alguma popularidade, embora sejam amadores.
Com o que se joga? Bola de Netball
Onde se joga? Em uma quadra de 30.5 metros de comprimento e 15.25 de largura, com três áreas demarcadas.
Marcando pontos: O objetivo é acertar a bola entre as cestas que ficam nas extremidades da quadra. Cada jogador pode manter a posse da bola por no máximo três segundos antes de fazer um passe ou arremessar. Ganha quem marcar mais pontos ao final dos 60 minutos de partida, divididos em quatro quartos (padrão; no Fast5, são jogados quatro quartos de seis minutos).

Principais torneios:

Netball Superleague (Campeonato Britânico)
Último campeão: Surrey Storm (2015; primeiro título)
Maior campeão: Team Bath (5 títulos)

ANZ Championship (Campeonato Austro-neo zelandês)
Último campeão: Queensland Firebirds (2015; segundo título)
Maiores campeões: Queensland Firebirds, Melbourne Vixens, Adelaide Thunderbirds (2 títulos)

Fast5 Netball World Series
Último campeão: Nova Zelândia (2014; quinto título)
Maior campeão: Nova Zelândia (5 títulos)

Copa do Mundo de Netball
Último campeão: Austrália (2015; décimo primeiro título)
Maior campeão: Austrália (11 títulos)

Jogos da Commonwealth
Último campeão: Austrália (2014)
Maior campeão: Austrália (3 títulos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário