quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Esportes Alternativos: Floorball



O Floorball é um esporte que mistura hockey com futsal. Diferentemente do hockey que é jogado sobre o gelo ou grama, o floobal é praticado em quadras e utiliza bolas ao invés de discos. Na modalidade também não é permitido trombadas entre os jogadores.

Origem do jogo

Esportes similares são jogados em todo o mundo desde o séc XIX. Entretanto, o floorball como conhecemos hoje, surgiu na Suécia em meados dos anos 70. O esporte foi oficialmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 2008, e espera-se que faça sua estreia nas Olímpiadas em 2020.

Atualmente o esporte é praticado em mais de 80 países, sendo que em 49 destes existem associações nacionais que organizam campeonatos amadores ou profissionais. Há pelo menos uma entidade nacional em cada continente do mundo. A modalidade é muito popular em países como Suécia, Finlândia, Suíça, República Checa, Noruega, Dinamarca, Singapura, Japão e Taiwan.





No Brasil


No Brasil, a prática teve início no fim da década de 90, sendo em um primeiro momento restrita à comunidade escandinava em São Paulo/SP, mas logo em seguida implementada, com sucesso em clubes voltados ao público em geral (especialmente SESC e ACM), contando também com grande ajuda de entidades filantrópicas administradas por estrangeiros (principalmente suecos e suíços), que utilizam o esporte como instrumento de inclusão social.

O Jogo


O floorball é um esporte, praticado no interior de um recinto, normalmente quadras, entre duas equipes, de seis jogadores, que utilizam sticks e uma pequena bola oca.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por dentro da baliza do adversário. Um gol equivale a um ponto. A equipe que somar o maior número de pontos ao final  do período vence a partida.



Regras Básicas do Floorball 


1- O jogo pode ser jogado de 3 a 5 jogadores de linha e um goleiro, dependendo do tamanho da quadra.
2- Os times consistem em um mínimo de 6 e um máximo de 20 jogadores.
3- O jogo possui 3 tempos de 20 minutos, sendo que o relógio para enquantoa bola não está em jogo. Em alguns casos, pode-se jogar 3 tempos de 15 minutos para que o tempo total de jogo fique próximo do limite de 1 hora.
4- Uma barreira vertical de 50 cm de altura envolve o campo de jogo (veja algumas opções de possíveis barreiras na seção Modificando o Local de Jogo).
5- O gol possui 115 cm de altura e 160 cm de largura e em frete a ele existe uma pequena área (2,5m de largura por 1m de comprimento) onde apenas o goleiro pode entrar. A bola, porém, pode ser jogada dentro desta área por um jogador de linha que esteja pisando fora da mesma.
6- A grande área possui 4m de largura por 5m de comprimento, sendo que neste espaço o goleiro pode jogar normalmente. O goleiro não possui taco.
7- O goleiro não pode segurar a bola por mais de 3 segundos e quando ele a joga, ela deve tocar o chão antes da linha de meio de campo.
8- Se a bola sai do campo, o time adversário pode jogá-la a uma distância de até um metro do local onde ela saiu. Se a bola sair pelo fundo da quadra, o time adversário reinicia a partida do canto da quadra mais próximo ao local de onde ela saiu.
9- Quando é marcado um tiro livre, o adversário deve estar a uma distância de pelo menos 3 metros da bola (contando os tacos).
10- A bola pode ser chutada, mas não mais de uma vez pelo mesmo jogador e não para outro companheiro ou em direção ao gol.
11- É proibido bater na bola com as mãos ou cabeça.
12- A bola só pode ser chutada ou dominada com o taco se estiver abaixo da linha dos joelhos do jogador.
13- Não é permitido empurrar, puxar, segurar ou derrubar o adversário com o corpo. Mas a disputa pela bola ombro a ombro é permitida.
14- É proibido a jogadores de linha jogar sem o taco.
15- Não é permitido pular enquanto tem o controle da bola ou ao chutar e passar.
16- É proibido dominar, chutar ou passar a bola enquanto uma mão ou os dois joelhos estiverem tocando o chão (é permitido jogar com um joelho tocando o chão).
17- Tiro livre ou suspensão por 2 minutos é marcado ao: Levantar o taco, bater no taco do adversário, encostar na bola com as mãos ou cabeça, empurrar/segurar/puxar/derrubar o adversário, jogar o taco, permanecer a uma distância menor do que a necessário durante um tiro livre.
18- Um pênalti é marcado se a falta ocorre durante o momento que o jogador adversário tem uma chance clara de gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário