quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Esportes Alternativos: Sombo



O esporte alternativo de hoje mistura várias técnicas de luta, entre elas o jiu jitsu, judô, aikidô, kung fu, boxe inglês, muay thai e capoeira. O sombo, também chamado de sambo é praticado em duas modalidades, sombo esportivo e de combate. A primeira inclui muitos movimentos como chaves de perna, que são ilegais no judô. Já o sombo de combate também inclui socos e chutes.


A origem


O esporte surgiu na Rússia em 1938, como técnica de treinamento militar de autodefesa sem armas. A partir de 1973, começaram a ser realizadas competições internacionais no país. Em 1981, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu o sambo como esporte olímpico, mas a modalidade nunca foi incluída entre as categorias do evento internacional. Atualmente o sambo é praticado por cerca de 500 mil cidadãos russos.


A luta


As disputas têm duração de 5 minutos. A pontuação varia de acordo como tempo que o lutador mantém o adversário imobilizado no solo: 10s valem dois pontos e 20s quatro pontos. Vence aquele que primeiro somar 12 pontos.

Caso o lutador derrube o adversário de costas no chão e permaneça de pé, ou consiga imobilizar o adversário com uma chave de braço ou perna, forçando ele a “bater no chão”, o combate termina na hora, independente da soma de pontos.



Campo de combate


A área de combate do sombo é formada por uma área circular acolchoada no meio de um tapete hexagonal ou quadrado. No centro um circulo menor, onde a luta se inicia, e em volta, uma área de proteção marcada na cor azul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário